Mudar de placa para o novo padrão Mercosul é uma obrigação legal vigente para todos os motoristas. Esta mudança promove a integração dos países do Mercosul e a unificação das placas, facilitando também a identificação dos veículos de qualquer lugar. No Brasil, a obrigatoriedade da mudança das placas para o padrão Mercosul é tratada na Resolução nº 805, do Contran de 2018.
O que é a mudança de placa para padrão Mercosul?
A mudança de placa para padrão Mercosul tem a finalidade de unificar as placas de carros de todos os países do Mercosul. O novo padrão foi criado como forma de integração dos países presentes nesta união: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esta alteração requer que todos os carros presentes no Brasil sejam adaptados ao novo padrão.
Como funciona?
A mudança para o novo padrão Mercosul é realizada através de um processo no Detran, onde é necessário comparecer e apresentar todos os documentos solicitados pela autoridade, além do comprovante de pagamento da taxa de mudança de placa. O processo leva em média de 10 a 15 dias para ser finalizado, e é solicitada ainda a quitação de licenciamento, IPVA e seguro do veículo.
Vantagens do uso do padrão Mercosul:
- Maior segurança;
- Integração dos países;
- Facilidade para identificar o veículo em qualquer lugar;
- Unificação dos sistemas de placa;
- Transporte mais seguro de cargas.
A mudança de placa para padrão Mercosul é um requisito obrigatório para motoristas de todos os países do Mercosul, e tem a finalidade de oferecer maior segurança e integração dos países. Se você está em busca de agilidade e segurança para realizar a mudança para o padrão Mercosul, conte com a Mega Service, que oferece um serviço completo em seu ramo de atuação.