Regularizar um veículo de placa amarela é um procedimento relativamente simples e rápido, demandando apenas alguns passos burocráticos para que se possa alcançar a documentação desejada. Placas amarelas são utilizadas para identificar veículos de transporte de carga de qualquer espécie, com peso bruto total máximo de até 3.500 Kg, e que possuem a missão de levar mercadorias de uma empresa para outra.
O que é regularização de veículo de placa amarela?
A regularização de veículo de placa amarela é um processo necessário para colocar os veículos em dia com a legislação de trânsito, para que o proprietário possa andar livremente pelas ruas, de qualquer parte do país, com toda a segurança e tranquilidade que o registro proporciona.
Como funciona a regularização de veículo de placa amarela?
A regularização de veículo de placa amarela tem como objetivo obter a documentação do veículo, providenciando as seguintes etapas: desbloqueio das restrições, quitação dos débitos, inspeção veicular, emplacamento e recurso para transferência.
Desbloqueio das restrições
O primeiro passo para regularizar um veículo de placa amarela é desbloquear as restrições impostas ao seu proprietário. Para isso, é necessário comparecer à Delegacia de Trânsito responsável, onde deverá ser apresentado o requerimento juntamente com a documentação do veículo.
Quitação dos Débitos
Após o desbloqueio das restrições, é necessário quitar todos os débitos em aberto relacionados ao veículo, como IPVA e taxas de licenciamento. Nesse ponto inclusive é obrigatória a apresentação da Certidão Negativa de Débito, emitida pelo Detran, para liberação do veículo.
Inspeção veicular
Este é um passo obrigatório no processo de regularização. A inspeção veicular tem como objetivo verificar o estado de conservação do veículo, patrimonial e ambientalmente. Caso alguma irregularidade seja detectada, é necessário realizar o reparo e efetuar nova inspeção.
Emplacamento
Quando o veículo estiver passando por todos os passos anteriores, é possível dar entrada no seu emplacamento. Para isso, o proprietário deve comparecer ao Detran com a documentação já corrigida para o recebimento das placas e outros documentos relacionados ao veículo.
Recurso para Transferência
Após o emplacamento, é necessário solicitar a transferência do veículo para o seu novo proprietário utilizando o CETRAN para dar entrada no pedido de transferência.